sábado, 29 de agosto de 2009

A violência pelos olhos e arte de crianças e detentos

Por Bianca Lemos

Tratar a violência pela visão de quem convive com ela é um dos focos da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). As mostras de fotografia do Sistema Penitenciário e de desenhos infantis retratam diferentes abordagens do tema. Crianças do ensino fundamental de várias instituições do País usam toda criatividade para expressar, por meio de lápis de cor e papel branco, o que é a violência no seu bairro e escola.


Para o policial rodoviário federal de Roraima Claudio Nemézio, as crianças estão adquirindo desde cedo a consciência da importância em se investir em segurança pública. “O assunto já faz parte do ambiente e do convívio escolar. Com os desenhos podemos ver desejo por cultura de paz, parece que elas já sentem falta disso”, afirmou.


Pelo outro lado, quem já optou pela violência e usa o meio em que vive (o presídio) para mostrar como é sobreviver em ambientes insalubres. Cinquenta detentos de cinco unidades penais utilizaram uma câmera descartável para registrar a visão do mundo interno das penitenciárias.
O repórter fotográfico paranaense, Jader da Rocha, acompanhou a abertura da mostra e ficou satisfeito com o resultado do material. Segundo ele, não importa o equipamento utilizado e sim o olhar e a sensibilidade de cada um. “É impressionante. Fiquei surpreso com as imagens, ainda mais por ser o meio em que eles vivem”, disse.


Crianças x Detentos
A idade dos pequenos artistas é 9 a 14 anos; dos fotógrafos amadores, de 20 a 40. E apesar de viverem em mundos diferentes os dois grupos retratam nas imagens os mesmos desejos: paz e liberdade.

Blog: uma ferramenta democrática para discutir segurança pública

Por Bianca Lemos

Com os avanços da tecnologia, a informação ganhou novas formas para atingir a sociedade, como a internet. E junto com a ela vieram os blogs, um meio de comunicação livre que se tornou um multiplicador de vozes e pensamentos. Em seu segundo dia de atividades, a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) destacou a importância do uso dos diários eletrônicos para disseminar informações sobre segurança pública.


A oficina de blogueiros, ministrada por policiais, identificou as vantagens da ferramenta e ensinou passo a passo como os participantes podem montar suas páginas na Internet. O tenente da Policia Militar do Rio de Janeiro Alexandre de Sousa atualiza há três anos o blog “Diário de um PM”. O policial diz acreditar que essa foi a melhor maneira de formar uma rede de interessados em debater o assunto. “Conheci policiais blogueiros de outros estados que compartilham experiências e histórias, além de pessoas que gostam do tema e tem curiosidade”.


O aspirante a oficial da policia militar da Bahia Danillo Ferreira alimenta a página “Abordagem Policial” há dois anos. Para ele, ter um blog é contribuir para melhoria da corporação policial e a sociedade. “Quando coloco temas considerados tabus ou que ainda não foram discutidos, percebo que faltava apenas um empurrão, uma iniciativa para que todos falem e discutam o assunto. É uma revolução pessoal e de vanguarda para toda sociedade, principalmente dos policiais de qualquer corporação”.


Ferreira disse ainda que a oficina integra um marco histórico na segurança pública, junto com a Conseg. “Trazer essa discussão dos blogs é muito relevante, porque podemos dividir e trocar experiências com profissionais de vários locais, além de contribuir para Conferência”.
O policial goiano Robson Niedson ganhou visibilidade com duas páginas, a “Blogosfera Policial” e “Stive: mais que blogs policiais”. “Aprendi a dividir meus pensamentos e contribuir com outros blogueiros, isso me fez ganhar espaço e reconhecimento entre meus colegas de trabalho”.


Resultado da oficina: Representantes do projeto da Polícia Civil do Rio de Janeiro, “Papo de Responsa”, voltado para jovens do estado, saíram da oficina com conhecimento suficiente para montar o blog do programa. Um dos idealizadores do Papo de Reponsa, Roberto Chaves, acredita que o diário virtual vai contribuir para afastar ainda mais os jovens da criminalidade. “Nós falamos, mas aprendemos a ouvir e esse será um espaço mais flexível e aberto para saber o que nosso público está pensando, está querendo”.


Conheça alguns dos blogs citados na matéria
http://www.diariodeumpm.net/http://www.abordagempolicial.com/http://www.blogosferapolicial.com.br/http://www.stive.com.br/

aprendendo a aprender...

é isso aí pessoal, depois de muito tempo afastada, cá estou novamente, e numa ótima fase: aprendendo a aprender. É isso mesmo. Poucos sabem, mas quando me formei em jornalismo fui direto fazer assessoria de imprensa, em Brasília. Como a grande maioria, não passei pelas redações de jornais. Fui direto para o outro lado do balcão. A coisa boa, é que que me apaixonei por isso. Mas, hoje, exatamente nesse dia 29 de agosto - aniversário da minha irmã Bruna, por coincidência - me apaixonei pela cobertura jornalística. É "paulera", mas é bom.
Estou com a turma do Minitério da Justiça acompanhando a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), está uma maravilha. Pode ser que para alguns é chatice geral, mas estou adorando, aprendendo...

é isso, aprendi que todo dia é dia de aprender...hoje também.

p.s: Parabéns, maninha!!!