terça-feira, 19 de agosto de 2008

De Pequim à Avenida Paulista

Terça-feira, 19 de agosto de 2008. A única medalha de ouro conquistada nos jogos olímpicos de Pequim 2008 voou direto para as principais ruas da capital paulista. E muito provável que ela desfilará pelas ruas da pequena Santa Bárbara d´Oeste, no interior de São Paulo.
O nadador César Cielo emocionou o Brasil com sua vitória, sua sede de vencer e por ter sido até agora o único atleta a carimbar no quadro de medalhas brasileiras, um ouro. São cinco bronze e um ouro, nada de prata. O desempenho no Pan do Rio não superou os melhores do mundo.
Me pergunto apenas uma coisa: há mesmo necessidade de um desfile para exibir o ouro? Pela pouca idade, lembro apenas do Ayrton Senna arrastando multidões pelas ruas por onde passou seu corpo. Claro, houveram outros, mas sinceramente, não me lembro. Não seria o caso de esperar os outros atletas para fazer isso?
A ginástica olímpica não ganhou medalhas de ouro, mas deu um duro que só quem acompanhou sabe. O futebol masculino, bem, deixou para Argentina, mas os caras deram um gás nos gramados. Fabiana Murer e Jessé Lima "tinham força, mas erraram na técnica", no caso de Murer, a técnica foi roubada, sumiu, desapareceu. Ana Paula, Letícia, Thalita e Renata, jogaram muito, mas, não deu.

Não concordo com o desfile de Cielo, não por ele, mas pelos outros atletas. Cada um deles trabalhou muito durante os anos que antecederam os jogos olímpicos de Pequim. Infelizmente, nem todos conseguiram uma medalha de ouro, prata ou bronze. Esses não terão passeata pelas ruas e, serão sempre lembrados como "os atletas que não trouxeram medalha para o País".
É aí que o brasileiro erra, dá importância apenas para os campeões, aqueles que carregam no pescoço a estrelinha do trabalho bem feito. Mas, não ter a estrela significa que não buscou? Ahh, o povo brasileiro. Tão sábio, mas as vezes tão egoísta.
Posso estar errada, mas esse "auê" todo em cima de uma única medalha de ouro é exagero. Se as meninas e os meninos do vôlei de quadra e as meninas do futebol continuarem com o desempenho que estão, é provável que o quadro de medalhas conte com mais algumas medalhas.
O que quero dizer com esse texto é que o Brasil precisa investir mais no esporte, na cultura e na educação, são esses os caminhos para a vitória. Mas, infelizmente não contamos com a infra-estrutura de outras nações e com a mesma motivação. Quero lembrar apenas que: "Carambaaaa, estamos entre os melhores do mundo, ninguém entendeu isso?". Mas, como jornalista, sei bem que o que "vende jornal" não é isso e sim as notícias negativas. É assim que o brasileiro aprendeu a comprar jornais, revistas e acompanhar o noticiário pela televisão.

Ahh, me esqueci, ainda falta a ginástica rítmica e não falei da vitória inédita da Vela, mas a mídia já falou tanto que cansei.

E para fechar...
- Tudo o que falta no Brasil é competição. Nas competições nos EUA (onde treina), eu olho para o lado e está o Phelps (dono de oito ouros nas Olimpíadas). Aí você se acostuma a competir com os melhores. No Brasil temos competições boas, mas é diferente do nível do exterior - diz Cielo. (Fonte: G1).

Falou e disse.

Nenhum comentário: